• Imagem: Imagem do WhatsApp de 2024-03-20 à(s) 16.40.05_00a8839c.jpg

Prefeito Cesar Fiala entrega novo CAPS de Pirajuí

O dispositivo de saúde que atua na cidade desde agosto de 2022, agora tem uma nova sede

O prefeito Cesar Fiala, acompanhado do vice-prefeito Alexandre Faria Barrozo e da Secretária de Saúde, Evandra Zarbin, visitou a nova sede do CAPS I - Centro de Atenção Psicossocial, em Pirajuí. A unidade tem por objetivo atender pessoas com sofrimento mental médio ou alto, decorrente do uso de álcool e outras drogas, em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.

O dispositivo de saúde também oferece terapia individual e em grupo, além da internação de pacientes em crise. A estrutura da equipe é composta por psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiro e técnico de enfermagem. Segundo a Secretária de Saúde do município: "O CAPS I está de portas abertas para atender nossos munícipes, oferecendo diversos recursos terapêuticos, acompanhamento clínico através de uma equipe multiprofissional. Isso é o que torna o tratamento eficaz!" afirmou Evandra Zarbin.

Os atendimentos acontecem em livre demanda, ou seja, basta o usuário procurar a unidade para ser atendido e direcionado a um profissional. O prédio está localizado na Avenida Rui Barbosa Lima, n° 890 – Centro. Sendo assim, o tratamento é ofertado desde o acolhimento, avaliação e classificação da gravidade, elaboração do projeto terapêutico individual, além do gerenciamento de caso e encaminhamento. Desta forma, o tratamento oferecido varia de acordo com o projeto terapêutico do usuário.

O Prefeito Cesar Fiala afirmou que o trabalho oferecido pela equipe de saúde no CAPS, vai ao encontro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua: "Essa é mais uma promessa de campanha que foi cumprida. O Centro de Atenção Psicossocial vai proporcionar uma melhor qualidade de vida para a nossa população. O meu compromisso de 2017 é tornar a saúde cada vez melhor e mais democrática, a abertura do CAPS com tamanha estrutura é uma confirmação disso", destacou.

É fundamental ressaltar que indivíduos afetados por distúrbios mentais têm direitos garantidos pelo Ministério da Saúde, os quais devem ser respeitados pela comunidade. Em momentos de crise, pacientes com condições psiquiátricas podem encontrar no CAPS um ambiente propício para acolhimento, dado que a relação estabelecida com a equipe desempenha um papel significativo nesse processo.