• Imagem: ABRIL AZUL.jpg

Pirajuí promove campanha de Conscientização do Autismo

Saúde na cidade Jardim:

Conheça os níveis do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A ação faz parte da campanha Abril Azul, promovida pela Prefeitura Municipal de Pirajuí

A Prefeitura Municipal de Pirajuí, em parceria com a Secretaria de Saúde, está promovendo a campanha “Abril Azul” com o intuito de conscientizar a população sobre o transtorno e reduzir o estigma associado a esse tema.

Segundo o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) existem três níveis relacionados ao autismo, sendo eles 1, 2 e 3. O nível 1 é considerado o autismo leve, com dificuldades em interação social, comunicação e comportamentos repetitivos, mas geralmente não limitantes para a interação social. Habilidades de linguagem e comunicação relativamente intactas, adaptação bem a mudanças na rotina.

Já o nível 2, moderado, apresenta dificuldades significativas em comunicação e interação social. Outro fator são os desafios para iniciar ou manter conversas, interpretar expressões faciais e nuances da linguagem. Podem necessitar de apoio extra para lidar com situações sociais complexas e para se adaptar a mudanças na rotina. O nível 3, grave, apresenta dificuldades significativas em comportamentos repetitivos e comunicação verbal e não verbal. Além disso, existe a dependência de maior apoio para se comunicar e interagir socialmente, tendência ao isolamento social e dificuldade em se adaptar a mudanças e perfil comportamental inflexível.

A Secretária de Saúde, Evandra Zarbin, explicou sobre o tratamento oferecido no município “Disponibilizamos psicólogo e assistente social no CAPS, atendimento com o Terapeuta Ocupacional no Centro de Saúde. Já a Equoterapia, que é uma grande aliada, está em funcionamento na Sociedade Beneficente Bezerra de Meneses”. Para ser diagnosticado, o paciente deve ser levado ao pediatra. Após a constatação do espectro, será realizado o encaminhamento, para que a Dra. Fernanda Santaroza dê início aos atendimentos, no CAPS I de Pirajuí.

O Prefeito Cesar Fiala afirmou ser fundamental que todos estejamos conscientes e informados sobre o autismo e suas nuances para a promoção de um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos os membros de nossa sociedade.